Você sabe quem é aquela moça que aparece nas notas do real ?



Você já percebeu que, nas cédulas em circulação no Brasil, existe uma moça que aparece em todas as notas de real? Mas, afinal, quem é essa moça?

De acordo com o Banco Central do Brasil, essa imagem é uma efígie simbólica, ou seja, uma ilustração que representa a República. No nosso país, ela foi interpretada sob a forma de uma escultura, e a imagem original que serviu de inspiração para essa representação foi o quadro “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugène Delacroix, no qual a Liberdade é apresentada na forma de uma mulher. Confira o quadro abaixo:

Assim, geralmente a imagem da República é representada por uma mulher vestindo o barrete da liberdade, uma espécie de touca que os republicanos franceses adotaram como uniforme durante a tomada da Bastilha.

A moça das notas e a… maçonaria?





No entanto, a mulher que aparece no quadro de Delacroix, além de representar a Liberdade é também conhecida como Marianne, um dos símbolos da maçonaria. Como os  maçons tiveram uma participação fundamental durante a Revolução Francesa, o lema do acontecimento e da maçonaria é o mesmo: “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”
Marianne e a Estátua da Liberdade




A Estátua da Liberdade, de Nova York, foi um presente da França aos EUA em comemoração ao centenário da assinatura da Declaração da Independência. A estátua foi produzida pelo escultor francês (e maçom) Frédréric Auguste Bartholdi e trata-se de uma versão maçônica de Marianne.

Mas voltando ao assunto das cédulas, se você observar a nota de US$ 1 com um pouco mais de cuidado, vai encontrar na face reversa o famoso “olho que tudo vê”, mais um famoso símbolo da maçonaria que todos os dias passa pelas mãos de milhões de pessoas, assim como a moça das notas de real.

O que você acha ?

Fonte; Tedioo







Comentários